SUGESTÃO DE PLANOS DE AULA


AQUI APRESENTAMOS ALGUNS PROJETOS VOLTADOS À ECOLOGIA QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS EM SALA DE AULA 

Plano de Aula 1

Como apresentar o ecossistema marinho com "Procurando Nemo" 

procurando nemo. Foto: Divulgação
Introdução
O sucesso de bilheteria Procurando Nemo conta as aventuras de um peixe-palhaço que, capturado por um mergulhador, acaba sendo levado para um aquário. Para retornar ao mar, junto de seu pai, ele precisa da ajuda de novos amigos. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda a animação para explicar o funcionamento do ecossistema marinho, as características da Grande Barreira de Corais australiana e as relações entre diversas espécies de seres vivos. “No desenho, o tubarão Bruce queria ser ‘bonzinho’ e não comer peixe. Será que o fato de ele se alimentar de peixes o torna ‘mau’?”, questiona.

Objetivos
Conhecer o ecossistema marinho e a biodiversidade das espécies de animais marinhos e compreender como as espécies de seres vivos se relacionam.

Conteúdos
Ecossistema marinho e biodiversidade, fauna marinha, relações ecológicas, relações harmônicas e desarmônicas, colônias e preservação dos oceanos.

Trechos selecionados
O início do filme, que mostra a escola no fundo do mar e as interações entre diferentes espécies (5m15s a 10m59s). As cenas em que Nemo é capturado e levado a um aquário (11m57s a 16m56s) e o pai sai em busca do filho (18m32s a 25m12s). O trecho que mostra a tentativa de fuga de Nemo (28m09s a 30m34s).

Atividade
Depois de iniciar o trabalho sobre animais marinhos e as principais relações ecológicas no ambiente em que vivem, exiba o filme na íntegra ou apenas os trechos destacados. Pergunte às crianças o que os peixes comem e onde vivem. Solicite também que elas lembrem pelo menos dez espécies vistas e façam uma pesquisa para poder categorizá-las em vertebrados e invertebrados. Por fim, proponha que todos descrevam as principais características desses animais no caderno.

Avaliação
Analise o desempenho dos estudantes durante a aula, a qualidade da pesquisa e das informações registradas nos cadernos e a forma como relacionaram os conteúdos vistos em aula com o filme.

Professor Henzo Gualberto
professor do Colégio Aliado, em São Paulo



Plano de Aula 2

"Bee Movie" e as relações entre fauna e flor

bee movie. Foto: Divulgação
Introdução
Incomodado com a perspectiva de passar a vida fabricando mel, Barry B. Benson decide viajar para fora da colmeia com outras abelhas que colhem o néctar. Ao descobrir que humanos coletam o mel e o vendem, o herói do filme decide processar toda a raça humana. O professor Henzo Gualberto, do Colégio Aliado, em São Paulo, recomenda o filme não só para ensinar o processo de polinização e as relações ecológicas entre fauna e flora, como, por exemplo, a importância que as flores têm para o pleno funcionamento de uma colmeia, e também para mostrar a complexa estrutura social dentro das colmeias.

Objetivos 
Conhecer e compreender a relação entre plantas e animais, o processo de polinização e a importância dos polinizadores.

Conteúdos
Reino animal, artrópodes e insetos, relações ecológicas, polinização das plantas, desequilíbrio ecológico e insetos sociais.

Trechos selecionados
Cenas que mostram a polinização feita pelas abelhas (12m38s a 16m04s) e trecho onde as abelhas produzem o mel, que mostra a estrutura social das colmeias e como cada abelha tem a sua função dentro do processo (4m00s a 6m40s)

Atividade
Converse com as crianças sobre polinização e produção do mel e a estrutura social das colmeias. Dessa forma, levante as informações e hipóteses que as crianças dispõem sobre o tema. Anote tudo. Isso vai ser essencial na hora de avaliar as aprendizagens. Exiba os trechos selecionados do filme e apresente à garotada outros materiais de consulta, como livros e revistas para que pesquisem sobre os dois tópicos e discutam coletivamente. Pergunte que tipo de recursos as flores têm para atrair os polinizadores, de que forma esses polinizadores realizam a reprodução nas plantas com flores e o que as abelhas buscam nas flores.

Avaliação
Solicite que as crianças façam esquemas mostrando o ciclo da polinização e a estrutura social das colmeias. Depois, compare esse material com as hipóteses iniciais delas sobre o assunto.

Professor Henzo Gualberto
professor do Colégio Aliado, em São Paulo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário